Washington DC: 32 dias na Capital dos Estados Unidos

Por | julho 10, 2017
Washington DC

Washington DC nunca foi uma prioridade pra mim. É sempre mais interessante pensar em visitar Nova York, Los Angeles, Orlando e seus parques temáticos… mas pra que gastar tempo e dinheiro na capital do império dos “tiranos capitalistas”?

Bom, em primeiro lugar, eu decidi fazer a minha primeira parada em DC (vamos assim chamar a capital) por um motivo pessoal: minha namorada havia se mudado pra lá.

Ignorando o fato de que o namoro à distância não funcionou pra gente e que agora estamos separados, foi um motivo bem aceitável e romântico visitar a capital para ver a namorada. Você não acha?

washington dc

Como eu me sinto em relacionamentos…

Então pensei: ok, já que irei para lá, vamos ver como fazer essa cidade ter um propósito para o Asas do Mundo.

O objetivo era: ficar um mês em Washington DC, vivendo como um local.

Ou seja, morando como um local (ou quase rs), comendo como um local, indo ao mercado como um local e trabalhando como um… nômade, né? rs

Enfim, ao longo destas 4 semanas, descobri coisas interessantes sobre a cidade, sobre as pessoas e sobre mim mesmo.

Sobre Washington DC

Washington DC é um cidade cara. O custo de vida lá é elevado (principalmente alugueis). Mas paga-se muito bem se você arrumar um trabalho lá.

National Mall

O salário mínimo em DC é de 18 doláres a hora (mais do que o dobro do que a média dos EUA).

Isso dá algo em torno de U$ 2.880,00 (por volta de R$ 9.216,00) por mês, trabalhando 8 horas diárias. É um SENHOR salário mínimo, não acha?

Basement

Cada imóvel na cidade, assim como boa parte dos EUA que eu conheço, possui um basement, que é uma espécie de porão habitável.

Casa em Washington DC

Não sei o motivo disso, mas acredito que seja pela cisma dos americanos com catástrofes (naturais e atômicas).

Pois o basement serviria de um refúgio seguro, pois fica sempre embaixo das casas e prédios. Se você sabe o real motivo, por favor diga nos comentários.

Então, um basement é tão habitável que geralmente costuma ser alugado para estudantes ou viajantes (tipo eu).

Alugando um Basement em Washington DC

E foi exatamente o que eu fiz. Para ter uma experiência mais próxima da vida de um local, eu jamais poderia ficar num hotel. E alugar uma casa pelo Airbnb, apesar de atingir o propósito de me sentir um local, sairia bem mais caro. Não pelo serviço, mas porque a capital é super valorizada mesmo.

Foi aí que eu aluguei meu basement no bairro de Georgetown através de uma indicação. Ele tinha tudo: geladeira, forno, armário de cozinha, máquina de lavar e secar roupas, banheiro privativo, uma sala de estar e um quarto com uma cama MARAVILHOSA e um closet.

Basement Washington DC

Tudo com água quente e muito aconchego. Senti falta de um fogão, para eu explorar a minha liberdade criativa na cozinha (entenda como: fazer merda na cozinhar rs), mas não podia reclamar. O Basement era muito bom.

A saída do basement era independente e dava para a garagem, o que me deixava mais a vontade para entrar e sair na hora que eu quisesse.

Era tão independente que um MALUCO de rua quis entrar no meu basement na última semana de viagem. Mas não se espante: Em Washington DC você vai encontrar muita gente lelé da cuca nas ruas.

Verão em DC

Tinha wifi (fundamental para mim, que tenho negócios online) e ar condicionado sempre ligado, pois visitar Washington DC em agosto é tipo estar no Rio no verão.

Não. To exagerando. O Rio é pior. Nada supera a cidade maravilhosa (talvez o Senegal.)…

Mas Washington DC é bem quente mesmo (no verão. No inverno é o extremo oposto: frio do cão!).

Meus Anfitriões

Os meus hosts (donos da casa de cima) foram muito simpáticos e amáveis comigo. Inclusive me convidaram para jantar com eles numa noite. Ainda me emprestaram um livro sobre a arte de escrever . Pois eu disse que gostava de escrever e o dono da casa também era adepto.

Disse também que era nerd e o escritor da casa também era (veja você!). Mas não rolou convite para assistir Star Trek no cinema :/

O Charme de Georgetown

Sobre o lindo bairro onde fiquei hospedado. Georgetown é um bairro muito charmoso dentro de Washington DC. Aliás, aqui eu descobri na biblioteca pública e conversando com alguns locais, que esse bairro é mais antigo que a própria capital dos EUA. Foi um dos primeiros bairros fundados nos EUA.

Georgetown Washington DC

Lá temos uma arquitetura única (como você poderá ver nas fotos), muitas lojas chiques, restaurantes e uma linda biblioteca pública (escrevi esse artigo nela).

Encontramos também um hospital (DC tem pelo menos 3 grandes hospitais) e 2 universidades, sendo uma delas, a Georgetown University, uma das mais importantes dos EUA.

Georgetown University Washington DC

Georgetown University

Uma Cidade Cultural

Falando sobre Washington DC como um todo, é uma cidade que surpreende e vai muito além do que apenas Casa Branca e o Capitólio.

carro antigo washington DC

Aqui, você encontra monumentos e memoriais lembrando os grandes fundadores da nação (pais, como eles chamam aqui): Lincoln, Jefferson e George Washington.

Outros personagens importantes também possuem memoriais, como Martin Luther King, J. F. Kennedy, os soldados da guerra do Vietnam, da Coreia, e das grandes guerras mundiais, com especial destaque para o memorial da segunda guerra. Que é bem impactante se você olhar com olhos de um norte-americano.

Lincoln Memorial Washington DC

Lincoln Memorial

Pelo menos 90% das casas, prédios e lojas possuem uma bandeira dos EUA, evidenciando o patriotismo já conhecido dos EUA, em especial na sua própria capital.

O que me deixou realmente surpreso foi descobrir que a grande maioria das atrações culturais são 100% grátis. Todas as dezenas de museus (exceto o do National Geographic), os eventos nos parques, como os do Sculture Garden, eventos na biblioteca e em espaços públicos eram liberados.

Museu Aeroespacial Washington DC

[Museu Aeroespacial] Os americanos acham que foram esses 2 merdas que inventaram o avião…

Voce pode se divertir, aprender mais sobre várias coisas (inclusive sobre a cultura norte-americana) sem gastar 1 centavo!

Transporte Público

O sistema público de transportes também é muito bom. Os ônibus são baratos e circulam por toda a cidade. O metro é rápido, mas só está presente no centro de Washington DC, lugar conhecido por Downtown.

Voce também pode pegar o Uber, quando estiver em apuros com a hora. A maioria das viagens que fiz usando o Uber POOL saíram com preço bem razoável. Algumas vezes até o mesmo preço do ônibus, para 2 pessoas.

Vale a pena conferir o Uber pra ver se não vale a pena chamar um a pegar um ônibus ou metrô.

Caminhadas e Aventuras em Washington DC

Também é muito fácil de se andar a pé pela cidade. As calçadas são bem apropriadas para caminhadas, corridas e pedaladas, com muitas árvores e plantas, voce tem a certeza que encontrará muita sombra pelo caminho.

Downtown Washington DC

A capital possui inúmeros parques públicos e reservas. Para quem gosta de trilhas e estar com a natureza, não ficará desamparado em DC.

Agora um alerta aos alérgicos: Washington DC é extremamente úmida. Algumas pessoas especiais, lindas e muito simpáticas sofrem de alergia por conta da umidade. Espirros e nariz coçando é uma constante.

Leve seu antialérgico. Eu conheci DC no verão. Acredito que no inverno seja pior, dado o rigor da estação (faz frio demais).

Uma coisa que ficou faltando foi ir a uma partida de basquete (a temporada já tinha acabado) e numa partida de Baseball.

Ao longo dos próximos dias irei criar novos conteúdos sobre essa viagem e falar mais dos locais que visitei por lá. Fique ligado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *